Bula de Remédio: Anfotericina B (Complexo lipídico)


_

Abelcet®.

GRUPO FARMACOLÓGICO
Antifúngico.

APRESENTAÇÕES E PREÇOS COMERCIAIS
Fr com 100 mg em 20 mL (R$ 1.527,73).

USO
Pacientes com indicação de uso de anfotericina B que apresentam toxicidade à preparação convencional e em infecções por Aspergillus.

CONTRAINDICAÇÃO
Lactação.

POSOLOGIA
De 2,5-5 mg/kg/dia, em infusão única.

MODO DE ADMINISTRAÇÃO
EV. Concentração final de 1 mg/mL de SG 5% (concentração máxima de 2 mg/mL em pacientes com restrição hídrica). Administrar na velocidade de 2,5 mg/kg/h. Se o tempo de infusão for superior a 2 h, agitar a bolsa a cada 2 h.

EFEITOS ADVERSOS
Ver Anfotericina B desoxicolato. Há menor taxa de nefrotoxicidade do que com anfotericina B convencional e menos calafrio, tremor e febre; ainda assim, calafrio, febre e aumento de creatinina e IR ocorrem com frequência. Outras alterações incluem hipotensão, cefaleia, rash, hipocalemia, acidose, dor abdominal, náusea e vômitos. Raramente ocorrem dispneia e insuficiência respiratória.

COMENTÁRIO
• Semelhantes às observações para anfotericina B convencional, com possibilidade de anafilaxia.
• Em pacientes neutropênicos que estejam recebendo transfusões de leucócitos, não usar a mesma linha de infusão.
• Considerar a existência de recursos para tratamento de anafilaxia nos locais em que forem feitas as infusões iniciais.



Categoria: Medicamentos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>