Bula de Remédio: Etambutol (M)


_

Não é comercializado, estando disponível somente nas unidades sanitárias dos Serviços de Saúde Pública.

GRUPO FARMACOLÓGICO
Tuberculostático.

APRESENTAÇÕES COMERCIAIS
Cpr com 400 mg.

ESPECTRO
Quase todas as cepas do Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium kansasii e grande número das micobactérias do Complexo avium-intracelullare (MAC) são sensíveis à ação bacteriostática do etambutol.

USO NAS MICOBACTERIOSES
Na nova proposta do PNCT/MS, o etambutol será usado nos 2 primeiros meses (fase intensiva) do tratamento da tuberculose, juntamente com rifampicina, isoniazida e pirazinamida (esquemas RHZE e RHZE prolongado) e durante 18 meses no esquema para multirresistência, com estreptomicina, levofloxacina, terizidona e pirazinamida (esquema SLTEZ). Também é recomendado nos esquemas de primotratamentos alternativos, associado a estreptomicina e isoniazida (esquema SHE) ou a estreptomicina e ofloxacina (esquema SOE). Nos esquemas de retratamento ainda em uso no País, o etambutol é utilizado juntamente com estreptomicina, etionamida e pirazinamida no esquema SEEtZ (esquema III) e com amicacina, ofloxacina, terizidona e pirazinamida no esquema para TBMR.

CONTRAINDICAÇÃO
Neurite óptica, pacientes incapazes de relatarem alterações visuais (crianças, coma).

POSOLOGIA
15 mg/kg, 1x/dia, para adultos; 10-15 mg/kg, 1x/dia para crianças.
MODO DE ADMINISTRAÇÃO
VO, com ou sem alimentos.

EFEITOS ADVERSOS
A neurite óptica, uni ou bilateral, é o principal efeito adverso, clinicamente caracterizada pela perda da capacidade de diferenciar as cores verde e vermelha. É dose–dependente, ocorrendo em 15% dos pacientes que recebem 15 mg/kg/dia e em menos de 1% daqueles que usam dose de 15 mg/dia. Esse efeito adverso, embora muito raro em crianças, pode ser de difícil diagnóstico pela impossibilidade de a criança relatar o distúrbio visual, principalmente aquelas com menos de 5 anos. O dano visual é geralmente reversível após a suspensão do fármaco. Reações adversas menos frequentes incluem febre, erupções cutâneas, prurido, artralgias, sintomas gastrintestinais, hiperuricemia, cefaleia, tontura, confusão mental, desorientação e alucinações.



Categoria: Medicamentos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>