Bula de Remédio: Isoniazida (H)


_

Não é comercializada, estando disponível somente nas unidades sanitárias dos Serviços de Saúde Pública.

Receituario Especial

GRUPO FARMACOLÓGICO
Tuberculostático.

APRESENTAÇÕES E PREÇOS COMERCIAIS
Cpr com 100 mg de isoniazida; cpr com 100 ou 200 mg de isoniazida, associados a 150 ou 300 mg de rifampicina, respectivamente.

ESPECTRO DE AÇÃO NA TUBERCULOSE
Atua sobre o Mycobacterium tuberculosis e na maioria das cepas do Mycobacterium kansasii.

USO NAS MICOBACTERIOSES
Nos esquemas RHZ e RHZE, de 6 ou 9 meses prolongados), no primeiro caso associada a rifampicina e pirazinamida e, no segundo, a rifampicina, pirazinamida e etambutol em comprimido único. Também é recomendada no esquema de primotratamento alternativo, associada à estreptomicina e ao etambutol (esquema SHE). É usada ainda na quimioprofilaxia da tuberculose e nas complicações da vacinação BCG.

CONTRAINDICAÇÃO
Doença hepática aguda.

POSOLOGIA
5 mg/kg para adultos e 10-20 mg/kg para crianças.
Peso (kg) Dose em mg
< 20 100 > 20-40 200
> 40-60 300
> 60 400

MODO DE ADMINISTRAÇÃO
VO, com o estômago vazio (1 h antes ou 2 h após as refeições).

EFEITOS ADVERSOS
Os mais frequentes são dermatológicos (acne, erupções urticariformes, maculopapulares, morbiliformes e purpúricas), febre, hepatite, neurite periférica e outras manifestações de neurotoxicidade, distúrbios psiquiátricos, agranulocitose, eosinofilia, trombocitopenia, artralgias, secura na boca, desconforto epigástrico, metemoglobinemia, zumbidos, retenção urinária e vasculite, com síndrome semelhante ao LES. A elevação transitória das transaminases, desacompanhada de sintomas, pode ocorrer em 10-20% dos pacientes e não requer a suspensão do tratamento. As reações adversas no sistema nervoso periférico e central podem ser prevenidas e tratadas com piridoxina.

RECEITUÁRIO
Receita Branca de Controle Epecial em 2 vias.



Categoria: Medicamentos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>