Bula de Remédio: Metimazol (Tiamazol)


_

Tapazol®.

GRUPO FARMACOLÓGICO
Inibidor da síntese do hormônio tireoidiano.

APRESENTAÇÕES E PREÇOS COMERCIAIS
Cpr de 5 (100 cpr R$ 18,44) e 10 mg (50 cpr R$ 18,29).

USO
Hipertireoidismo.

CONTRAINDICAÇÃO
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

POSOLOGIA
Adultos. Dose inicial: 5-15 mg/dia nos casos leves; 20-30 mg/dia nos casos moderados; e 40-60 mg/dia nos casos severos. Manutenção: 5-10 mg/dia, em dose única, ajustada de acordo com o T3, T4 livre e TSH. Crianças. Iniciar com 0,4 mg/kg/dia, dividido em 3 doses, e manter com 0,2 mg/kg/dia, em dose diária única.

MODO DE ADMINISTRAÇÃO
VO.

EFEITOS ADVERSOS
Estudos demonstram que aproximadamente 7,1% dos pacientes em uso desta medicação podem apresentar algum efeito adverso. A reação mais comum (10% dos casos) é uma erupção cutânea leve a moderada, ocasionalmente purpúrica e papular. Normalmente não é necessária a interrupção do tratamento, mas, em casos severos, deve ser considerada a troca por outra tionamida. Outras complicações menos frequentes são náuseas, vômitos, artralgias, mialgia, neurite, colestase, trombocitopenia, perda de cabelo, perda do paladar, cefaleia, sialoadenopatia e linfadenopatia, edema, síndrome semelhante ao lúpus e psicose tóxica. A ocorrência de aplasia de medula é rara (0,1% dos pacientes), mas deve ser suspeitada se o paciente em uso desta medicação apresentar febre e dor de garganta. Nesses casos, é mandatória a realização de hemograma.

COMENTÁRIO
O paciente deve ser orientado a procurar atendimento médico e suspender a medicação se ocorrer febre, dor de garganta, rash, icterícia ou artralgias com o uso do medicamento.
É o fármaco de escolha nos casos em que é feito pré-tratamento com medicação antitireoidiana antes da administração de iodo-131, uma vez que estudos recentes demonstram que este fármaco, interrompido 4 dias antes da administração do radiodo, não altera a taxa de cura ou o sucesso da terapia definitiva.



Categoria: Medicamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>