Bula de Remédio: Tenofovir


_

Viread®.

Receituario Especial

GRUPO FARMACOLÓGICO
Antirretroviral; inibidor da transcriptase reversa análogo de nucleotídeo (ITRANT).

APRESENTAÇÕES COMERCIAIS
Cpr de 300 mg.

ESPECTRO
Ativo contra HIV e HBV.

USO
Anti-HIV.

CONTRAINDICAÇÃO
Amamentação.

POSOLOGIA
Administrar 300 mg, 1x/dia.

MODO DE ADMINISTRAÇÃO
VO, preferencialmente com as refeições.

EFEITOS ADVERSOS
É uma medicação geralmente bem tolerada. Eventualmente, pode haver náuseas e, com menor frequência, vômitos e diarreia. Sua toxicidade renal não é comum, mas pode ocorrer em indivíduos com uso de doses elevadas e por tempo prolongado de exposição: produz disfunção renal proximal tubular, como a síndrome de Fanconi (reversível após o abandono do fármaco); talvez a L-carnitina diminua o risco; o RTV, entretanto, aumenta o risco; mais dificilmente pode estar associado com osteopenia.

RECEITUÁRIO
Receituário do Programa de DST/AIDS ou Receita de Controle Especial em duas vias.

COMENTÁRIO
Sua principal indicação é para o início do tratamento (em associação com FTC ou 3TC, junto com não nucleosídeo ou IP); é de fácil utilização e baixa toxicidade; pode ser ativo em casos de falência terapêutica (principalmente em casos nos quais não haja um número elevado de mutações timidínicas); a mutação do 3TC confere hipersuscetibilidade do HIV ao medicamento; ele é ativo contra as mutações do complexo Q151M; sua mutação característica possui resistência cruzada com ABC e ddI, aumentando a atividade antirretroviral da ZDV.



Categoria: Medicamentos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>