Doenças do Metabolismo – Hipertiroidismo


_

Hipertireoidismo (alguns textos utilizam o termo Hipertiroidismo) é uma doença da glândula tireóide, que se caracteriza pela hiperfunção da glândula tiróide com consequente tirotoxicose. Tirotoxicose é o resultado clinico, fisiológico e bioquímico resultante do excesso de hormonas tiroideias: tetraiodotironina ou tiroxina(T4), triiodotironina (T3) ou ambos. Geralmente os doentes com hipertiroidismo têm tirotoxicose mas o contrário nem sempre se verifica. O excesso destes hormônios em circulação faz com que o organismo encontre-se com oferta excessiva destes. O hormônio tireóide é importante a nível celular, afetando praticamente todo tipo de tecido no corpo humano.

Em excesso, ele tanto estimula em excesso o metabolismo quanto exacerba os efeitos do sistema nervoso simpático, causando aceleração de vários sistemas corporais e sintomas que se parecem como uma sobredose de epinefrina (adrenalina). Podem ocorrer uma variedade de manifestações clínicas como taquicardia, perda de peso, nervosismo e tremores.

As principais causas do hipertireoidismo são a doença de Graves, a autonomia da tireóide e um aumento de hormônios tireoidianos como consequência de medicamentos.

Em casos extremos de uma crise de superfunção ameaçadora da vida fala-se de uma “crise tireotóxica” (sinônimo para tireotoxicose). O contrário do hipertireoidismo, a falta de hormônios tireoidianos, é conhecido como hipotireoidismo.

SINTOMAS

  • Sudorese
  • Intolerância ao calor
  • Diarréia

SINAIS

  • Nervosismo
  • Hiperatividade
  • Irritabilidade aumentada
  • A glândula pode estar aumentada e ser palpável
  • Taquicardia
  • Depressão

DIAGNOSTICO

É necessária a dosagem dos níveis séricos de TSH e T4. É comum o achado de níveis baixos de TSH associado a níveis normais de T4 (hipertiroidismo subclínico). No caso de hipertiroidismo por aumento de secreção de TSH (hipertiroidismo central, ou hipofisário) encontram-se níveis altos de T4 associado a níveis normais ou altos de TSH.

Conteúdo retirado do site Wikipedia, de acordo com a GNU Free Documentation License.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>