Doenças Imunológicas – Pênfigo


_

O Pênfigo é uma doença bolhosa, rara e grave caracterizada pelo aparecimento de bolhas na pele e nas membranas mucosas (boca, vagina e pénis).

TIPOS DE PÊNFIGO

  • Pênfigo vulgar – caracterizado pelo aparecimento de bolhas nas mucosas, que afecta principalmente indivíduos entre os 40 e os 60 anos.
  • Pênfigo foliáceo ou doença de Cazenave – caracterizado pelo aparecimento de bolhas na pele e não nas mucosas, e que pode aparecer em todos os grupos etários.

Nota: Existem diversos subtipos dos dois tipos de pênfigo. No Brasil existe um subtipo denominado pênfigo foliáceo brasileiro ou fogo selvagem.

Nota²: Em um livro do Hemominas, um hemocentro, há o aviso de que, quem já possuiu pênfigo, está inapto para doação de sangue.

PÊNFIGO: SINTOMAS DA DOENÇA

As bolhas começam geralmente na boca (às vezes no nariz), aparecendo depois na pele. Rompem-se facilmente, dando origem a zonas vermelhas sangrantes, muito dolorosas, que infectam e mais tarde criam crosta. A pele aparentemente não afetada pode também criar bolhas depois de uma ligeira pressão. Quando as bolhas cobrem uma grande área do corpo, a extensa perda de pele pode levar a uma infecção bacteriana secundária e, por vezes, à morte.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico de pênfigo é confirmado por uma biópsia da pele (extracção de uma pequena amostra de tecido para análise).

O tratamento é feito com corticosteróides como a prednisona e outros medicamentos imunossupressores (metotrexato, ciclofosfamida ou azatioprina) administrados durante longos períodos para manter a doença sob controle. Podem ser necessários antibióticos quando se associam infecções.

SINTOMAS DO PÊNFIGO FOLIÁCEO

As bolhas, que nunca aparecem nas mucosas, muito facilmente rebentam, chegando a ser difícil encontrar bolhas intactas. Essas bolhas rebentadas aparecem inicialmente nas zonas mais gordorosas do corpo, como couro cabeludo, zona central do peito e das costas.

Se não forem tratadas inicialmente as bolhas aparecem disseminadas por todo o corpo, podendo então dar origem a uma situação grave.

Conteúdo retirado do site Wikipedia, de acordo com a GNU Free Documentation License.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>