Doenças Nutricionais – Bócio


_

Bócio, conhecido popularmente como papo,[1] é um aumento do volume da tiróide ou tireoíde.[2] A existência de nódulos na tiróide também é considerada bócio, mesmo que não exista aumento do volume do pescoço. Causado pela falta do sal mineral iodo, é mais comum nas mulheres.

TIPOS

O aumento de glândulas pode ser difuso, envolvendo toda tiróide, ou nodular.

NODULAR

O bócio nodular pode ser uninodular ou multinodular, conforme o número de nódulos. Conforme a presença ou ausência de excesso de liberação de tiroxina, o hormônio da tiróide, o bócio pode ser tóxico ou atóxico.

CAUSA

Doenças autoimunes, infecções, neoplasia ou hiperplasia (Tumor) e deficiência de Iodo na dieta são causas possíveis de bócio.

SINTOMAS

Os sintomas são muito variáveis dependendo da doença de base. Normalmente é estético, a aparição do inchaço no pescoço e possivelmente dificuldade de deglutir e respiração.

TRATAMENTO

Levotiroxina ou iodo radioativo são opções no tratamento de pequenos bócios. Os de tamanho maior normalmente cirurgia.

DIAGNÓSTICO

É diagnosticado pelo visível aumento na tiróide, por ultrassonografia ele procura a causa. E pelas doses de T4 e TSH no sangue, além de anticorpos contra a tiróide.

PROFILAXIA

Sal iodado é um modo de evitar a carência de iodo, proteger a tiróide contra radiação e evitar tumores.

Conteúdo retirado do site Wikipedia, de acordo com a GNU Free Documentation License.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>