Exames de Imunologia – VDRL – VDRL


_

VALORES DE REFERÊNCIA

Não reativo

DESCRIÇÃO

A sífilis é uma doença sistêmica, infecto-contagiosa causada pelo espiroqueta Treponema pallidum. O organismo é transmitido principalmente pelo contato sexual direto. Ele pode também ser transmitido através da placenta da mãe para o feto. Se não tratados, os indivíduos podem desenvolver complicações irreversíveis, tais como inflamação crônica das articulações, problemas cardiovasculares, tais como o envolvimento valvular, e no sistema nervoso central, tais como doença mental e paralisia.
A sorologia para sífilis inclui o VDRL, RPR e FTA-ABS. O Veneral Disease Research Laboratory (VDRL) e o teste de recuperação rápida do plasma (RPR) são testes de triagem. Em ambos os testes, a aglutinação ocorre na presença da sífilis.
Ambos os testes têm uma taxa de falso-positivos elevada. Doenças como a mononucleose infecciosa, artrite reumatóide e malária podem causar reações falso-positivas. Devido à grande possibilidade de um resultado falso-positivo, qualquer VDRL ou RPR positivo devem ser seguidos por um teste de confirmação, como o FTA-ABS. Este teste identifica os anticorpos que são específicos contra o T. pallidum. O FTA-ABS (teste de absorção de anticorpos fluorescentes treponêmicos) é o teste mais sensível usado para diagnosticar a sífilis na sequência de um VDRL ou RPR positivo. Este teste vai permanecer positivo por toda a vida, mesmo se um indivíduo receber tratamento adequado.

ALTERAÇÕES:
VALORES AUMENTADOS

Sífilis

OBSERVAÇÕES

Não é necessário jejum.
Evitar consumo de bebidas alcoolicas 24 horas antes do teste.
Hemólise da amostra de sangue e o consumo de álcool podem alterar os resultados do teste.
Condições que podem causar resultados falso-positivos: pneumonia atípica, brucelose, HIV, hepatite infecciosa, hanseniase, doença de Lyme, malária, mononucleose, gravidez, lúpus eritematoso sistêmico, tifo.

RECIPIENTE DE COLETA

Tampa Vermelha
Ativador de coagulação (tubo plástico). Homogeinizar o tubo por inversão 5 vezes no tubo plástico, não misturar no tubo de vidro.



Categoria: Exames, Imunologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>