Exames de LCR – Proteína no LCR – ProtL


_

VALORES DE REFERÊNCIA

Proteínas totais no pré-maturo: Até 500 mg/dL
Proteínas totais no RN: Até 150 mg/dL
Proteínas totais no adulto: 15–45 mg/dL (0.15–0.45 g/L SI)
Frações proteicas:
Pré-albumina: até 10%
Albumina: 45-65%
Alfa1 globulina: 3-7%
Alfa2 globulina: 5-10%
Beta + tau globulina: 14-25%
Gama globulina: 7-14 %

DESCRIÇÃO

A análise do líquido cérebro-espinhal (LCR) fornece informações que auxiliam no diagnóstico de uma grande variedade de doenças do SNC. A coleta é realizada através de uma punção. Na punção lombar, a agulha espinhal é inserida entre duas vértebras lombares. A punção cisternal envolve a inserção da agulha entre a primeira cervical e a borda do forame magno. A punção cisternal é raramente utilizada devido à proximidade da agulha com o tronco cerebral. A punção ventricular, também raramente é utilizada, envolve a perfuração de um buraco no crânio e a inserção da agulha em um ventrículo lateral.

ALTERAÇÕES:
VALORES AUMENTADOS

Sangue no LCR
Diabetes mellitus
Hemorragia
Infecção
Processo inflamatório
Polineurite
Sífilis
Trauma
Tumores

VALORES DIMINUIDOS

Rápida produção de LCR

OBSERVAÇÕES

Não é necessário jejum.
Possíveis complicações: hemorragia no canal medular, vazamento de LCR causando dor de cabeça severa, meningite, lesões na medula espinhal.
Complicações com risco de vida: herniação do tronco cerebral, resultando em dano cerebral ou morte, hemorragia retroperitoneal devido à punção da veia aorta ou cava.



Categoria: Exames, LCR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>