Exames de Marcadores Tumorais – Cyfra 21-1 – Cyfra


_

VALORES DE REFERÊNCIA

0,25-3,3 µg/L

DESCRIÇÃO

Citoqueratinas são proteínas epiteliais, cuja expressão não é perdida durante transformações malignas. Cyfra 21-1 é um fragmento da citoqueratina 19, que é solúvel no soro. Embora expressa em todos os fluidos do corpo, a sua maior ocorrência é no pulmão. O marcador Cyfra 21-1 permite separar doenças benignas de doenças malignas do pulmão com uma especificidade de 95%. É também o marcador de eleição para o carcinoma brônquico de células não pequenas. Este marcador tem alta sensibilidade para carcinoma de células escamosas (entre 38% e 79%, de acordo com o estádio), e é um fator de prognóstico ruim no carcinoma de células escamosas do pulmão.

ALTERAÇÕES:
VALORES AUMENTADOS

Carcinoma de células escamosas do pulmão
Carcinoma pulmonar de pequenas células
Câncer de bexiga
Neoplasia de cérvice
Neoplasia de cabeça e pescoço

OBSERVAÇÕES

Não é necessário jejum
Os valores do Cyfra 21-1 aumentam inespecificamente em algumas patologias benignas pulmonares, gastrintestinais, ginecológicas, urológicas e de mama, podendo gerar falso-positivos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>